Melhor XI de Sempre do Boavista – XI Final

Terminamos o Melhor XI de Sempre com as vossas escolhas para os dois avançados!
Ricky (26,8 %) e João Vieira Pinto (25,2 %) foram os mais votados!

Seguiram-se:
Elpídio Silva – 15,7 %
Jimmy Hasselbaink – 13,8 %
Marlon Brandão – 6,6 %
Nuno Gomes – 3,9 %
Isaías Soares – 3,1 %
Ayew Kwame – 2,4 %
Vítor Batista – 1,6 %
Júlio Augusto – 0,9 %

Este foi, para os nossos adeptos, o Melhor XI de Sempre do Boavista FC:
– Alfredo
– Paulo Sousa
– Litos
– Mário João
– Quevedo
– Petit
– Sanchez
– Timofte
– Artur
– Ricky
– João Vieira Pinto

Foram muitos os jogadores que exibiram a sua classe pelos relvados portugueses e internacionais com a camisola axadrezada. Ficaram de fora das nomeações e do melhor XI uma enorme qualidade futebolística.

Tendo em conta a menor informação existente relativamente às décadas de 50 e anteriores, optámos por nomear apenas atletas de décadas posteriores, que correspondem também à ascensão do Clube no panorama do futebol português.

Não nos esquecemos porém, desses atletas de décadas mais longinquas, não podendo deixar de referir os 5 expoentes máximos desse período: Casoto, Óscar, Luzia, Serafim Batista e Fernando Caiado.

Manuel Casoto, guarda-redes, o 1.º internacional Português do Boavista FC, participou no Portugal-Hungria, realizado no Campo do Ameal, em 26 de dezembro de 1926, que terminou com um empate a 3.

Óscar Carvalho, defesa, internacional Português, participou nos Jogos Olímpicos de Amesterdão em 1928.

Albino Luzia, defesa, formou com Casoto e Óscar, aquele que na década de 20, até meados da década seguinte era considerado o “melhor trio defensivo do Norte”.

Serafim Batista, médio, internacional Português por 6 ocasiões, realizou pelo Boavista FC, 200 jogos, tendo marcado 43 golos, entre as épocas 44/45 a 54/55. Foi internacional português, jogando pelo Boavista FC, na 2.ª Divisão Nacional, onde se sagrou Campeão Nacional na época 49/50.

Fernando Caiado, avançado, internacional Português, realizou pelo Boavista FC, entre as épocas de 44/45 a 51/52, 160 jogos, tendo marcado 64 golos. É ainda hoje, o melhor marcador de sempre, do Boavista FC, na 1.ª Divisão.

Obrigado a todos os que participaram!

Artigo anteriorConselhos do Departamento de Nutrição do Boavista III
Próximo artigoPagamentos de Quotas Online já disponível