

O Boavista Futebol Clube sagrou-se vencedor da Supertaça de Pool Masculino, após bater o Clube de Bilhar de Canelas numa final memorável que terminou empatada (2-2) e apenas se resolveu na dramática “morte súbita” das grandes penalidades.
Depois de uma época passada de excelência, em que os nossos atletas Axadrezados conquistaram tanto o Campeonato Nacional como a Taça de Portugal, a equipa do Bessa garantiu a presença nesta Supertaça por mérito próprio. No confronto decisivo, mostrou novamente a sua garra e qualidade, conquistando um troféu que fica para a história do bilhar nacional.
A partida, disputada num ambiente de grande intensidade competitiva, foi vibrante do início ao fim, com várias trocas na liderança e com diferentes momentos de pura emoção que prenderam os adeptos até à última bola.
O filme dos Jogos na perspectiva Axadrezada
BFC Bruno Fumega vs CBC José Martins (4-8)
O capitão axadrezado sentiu dificuldades para entrar no jogo, tendo duas bolas que não lhe correram da melhor forma e colocaram o adversário em vantagem. Apesar de conseguir recuperar terreno e reencontrar-se com o seu jogo, Bruno acabou por não evitar a derrota por 4-8. É justo destacar a excelente prestação de José Martins, que fez um grande encontro, confirmando a sua qualidade como atleta e adversário de respeito.
BFC João Barbosa vs CBC Guilherme Teixeira (9-8)
O nosso atleta João Barbosa entrou de forma brilhante no seu jogo, conquistando vantagem logo nas primeiras partidas. Porém, Guilherme Teixeira mostrou-se um adversário de enorme valor, reagindo bem e obrigando João a elevar ainda mais o seu bilhar e aplica-lo na mesa. O axadrezado demonstrou toda a sua qualidade técnica e garra de “Pantera”, vencendo num duelo emocionante por 9-8. A vitória foi celebrada com colegas, amigos e familiares que o apoiaram ao longo de todas as partidas.
BFC Tomás Ribeiro vs CBC Rúben Gomes (9-2)
Numa exibição segura e confiante, Tomás Ribeiro assumiu o controlo desde o início e não deu margem ao seu adversário. Apesar da qualidade demonstrada por Rúben Gomes, o atleta Boavisteiro mostrou-se implacável e fechou o encontro com um expressivo 9-2. Mais uma vitória para o Boavista Futebol Clube, valorizada pela boa réplica do atleta do Clube de Bilhar de Canelas, que dignificou a competição.
BFC João Sousa vs CBC Bruno Bernardo (7-8)
O último jogo a terminar na tarde, foi simplesmente de cortar a respiração. O Atleta João Sousa não começou da melhor forma e apesar da boa réplica, rapidamente se viu em desvantagem por 3-7. No entanto, demonstrando toda a sua experiência e resiliência, nunca desistiu e continuou a imprimir na mesa um bilhar de qualidade. Apresentando um notável nível concentração e conhecimento do jogo, protagonizou uma recuperação notável até ao empate a 7-7. O equilíbrio manteve-se até ao último lance, mas quando tudo parecia encaminhado para a vitória Boavisteira, uma infelicidade com a bola branca inverteu o destino da partida. O adversário Bruno Bernardo, com a qualidade que lhe é reconhecida, aproveitou o momento e fechou o jogo por 7-8, levando o encontro para o desempate por penalidades.
As Grandes Penalidades
No pool, os penaltis são disputados em duas rondas, onde cada atleta tem a oportunidade de tacar a bola branca e ensacar a bola 8, uma jogada de enorme precisão e que exige máxima concentração.
Na primeira ronda, o Boavista Futebol Clube esteve mais certeiro, avançando para a segunda ronda, com uma vantagem por 4-3. Todos os axadrezados demonstraram nervos de aço e conseguiram colocar a bola 8 no lugar certo.
Na segunda ronda, o Clube de Bilhar de Canelas reagiu e conseguiu empatar, beneficiando de uma falha Boavisteira. O equilíbrio manteve-se e o público vibrou com cada lance, num ambiente de enorme concentração e emoção.
Tudo se decidiu na “morte súbita”, onde todos sabiam que o primeiro erro, poderia ser fatal. O suspense foi máximo, com familiares e amigos a apoiarem intensamente os atletas. Após várias tentativas bem-sucedidas de ambos os lados, foi Bruno Bernardo quem acabou por não conseguir faturar a sua penalidade para o Clube de Bilhar de Canelas.
O momento decisivo ficou reservado para o Capitão Axadrezado, Bruno Fumega. Num silêncio ensurdecedor, preparou-se com todo o seu profissionalismo, concentrou-se e, com uma tacada perfeita, colocou a bola 8 no buraco, selando a vitória e a conquista da Supertaça para o Boavista Futebol Clube.
Um Triunfo com Garra e Qualidade
Este triunfo é a prova da qualidade técnica, da união também fora das mesas, onde sentiram o constante apoio dos colegas de equipa e da resiliência da equipa do Boavista Futebol Clube. A nossa equipa frente a um adversário de enorme valor, como o Clube de Bilhar de Canelas, mostrou porque continua a escrever páginas de glória no pool português.
A Supertaça conquistada é o corolário de uma época brilhante, somando-se ao Campeonato Nacional e à Taça de Portugal, confirmando a grandeza de um Clube que vive intensamente cada vitória e cada desafio e assim conquista o seu TRIPLETE.
O Boavista Futebol Clube ergueu a Supertaça com justiça, mas o mérito do Clube de Bilhar de Canelas deve igualmente ser sublinhado: a réplica dada pelos seus atletas enriqueceu e engrandeceu esta final, que ficará na memória de todos os amantes da modalidade.
Este trofeu, esta Supertaça vem engrandecer o museu do nosso amado Clube e satisfazer a nossa Comunidade Axadrezada.
Declarações dos Nossos Atletas
🎱 Capitão Bruno Fumega
Embora não esteja satisfeito com o resultado individual, sinto-me orgulhoso por ter conseguido entrar no jogo e, acima de tudo, por ter dignificado o nosso Boavista Futebol Clube.
Esta Supertaça foi extremamente competitiva, com todos os jogos muito equilibrados. No final, a vitória sorriu-nos através das penalidades. O Boavista FC venceu com mérito e estamos muito felizes por conquistar mais um troféu para o nosso Clube.
Agora é continuar a trabalhar para que possamos conquistar ainda mais títulos no futuro.”
🎱 Atleta João Barbosa
Foi um duelo muito intenso e emocionante. Consegui vencer e, acima de tudo, fico contento por contribuir ativamente para a vitória da nossa equipa.
Ganhar a Supertaça foi muito especial. É mais um troféu que conquistamos para o Boavista Futebol Clube e sinto-me muito feliz por fazer parte desta história.
Um cumprimento para os meus colegas, é muito bom partilhar estes momento com todos.”
🎱 Atleta Tomás Ribeiro
Quero deixar uma palavra para o meu adversário, que valorizou a minha vitória com a sua qualidade.
Mas o mais importante não é o resultado individual, é o coletivo. O que conta é o rendimento da equipa, e estou muito orgulhoso pela prestação de todos os meus colegas.
Esta vitória é nossa, é do Boavista Futebol Clube. Agora é seguir com humildade, continuar a trabalhar e preparar já os próximos desafios, sempre com ambição de estarmos ao nosso melhor nível.”
🎱 Atleta João Sousa
Apesar disso, consegui equilibrar o jogo e acabei por subir o meu nível. Quando estava 7-7, uma infelicidade – a entrada da bola branca – acabou por decidir o encontro. Esse detalhe poderia ter dado a vitória imediata ao Boavista FC, mas faz parte da natureza do jogo.
Nas penalidades, na qualidade e na concentração os meus colegas foram exemplares. Todos estivemos focados e irrepreensíveis, e graças a isso conquistámos a Supertaça.
Estou muito contente e sinto um enorme dever cumprido por poder ajudar o nosso Boavista FC a conquistar mais este título.”
Diretor Emanuel Gavina, fala-nos sobre uma Equipa com Garra Axadrezada:
O Boavista celebra, os associados vibram e a nossa familia Axadrezada continua a escrever páginas de glória no pool nacional.
Uma palavra de agradecimento a todos que nos apoiam diariamente e que também contribuem para os bons momentos que conseguimos em prol do nosso Clube.
Parabéns Boavista Futebol Clube