O Boavista FC tem o prazer de anunciar a renovação e expansão da parceria com o Football Science Institute (FSI), uma das principais referências mundiais na área da investigação científica e de desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas aplicadas ao futebol.
Ao longo da época desportiva 2023/24, será desenvolvida uma linha de pesquisa científica entre o Boavista FC e o FSI com o objetivo de criar um perfil individual dos jogadores. Os resultados obtidos neste projeto vão gerar um melhor entendimento sobre o jogador, de modo a oferecer uma ferramenta essencial para o trabalho da equipa técnica, para além de contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento da vertente científica aplicada ao futebol.
Para tornar este projeto possível, o Boavista FC e a FSI contam ainda com a colaboração da empresa Kinexon (Fornecedor Preferencial da FIFA Live Player & Ball) através do Kinexon Perform GPS Elite, o sistema mais preciso e avançado a nível mundial. O Boavista FC será a primeira equipa do Mundo a utilizar esta tecnologia de ponta.
“Estamos muito satisfeitos por solidificar a nossa parceria com o FSI, um player líder na área do futebol e das ciências desportivas”, começou por afirmar Miguel Cid, responsável pelo Boavista LAB e Team Manager da equipa principal do Boavista FC. “Temos de trabalhar com os melhores para cumprimos com a missão de continuar a fazer crescer o Boavista FC e é isso que está em causa nesta parceria com o Football Science Institute e a Kinexon”, acrescentou.
Esta colaboração vai permitir o desenvolvimento de programas e atividades de formação avançada para treinadores e jogadores, uma vez que os profissionais do Boavista FC terão acesso aos mais variados cursos de mestrado online da FSI, que abrangem áreas como medicina, fisioterapia, coaching e nutrição. As duas instituições vão ainda iniciar esforços de investigação conjuntos, sempre com o objetivo de melhorar as práticas quotidianas no Boavista LAB.
Esta colaboração também irá catalisar sinergias no avanço e divulgação de projetos de investigação científica, ao mesmo tempo que proporcionará uma oportunidade única para os estudantes da FSI mergulharem no funcionamento interno de um clube de futebol profissional na vanguarda da inovação tecnológica.
Bernardo Requena, cofundador do Football Science Institute, expressa o seu entusiasmo com a renovação de uma parceria de sucesso, saudando ainda a nova colaboração com a Kinexon: “Estamos empenhados em continuar a fazer avanços no campo da ciência do desporto e a nossa colaboração com o Boavista FC e a Kinexon é uma prova da nossa dedicação partilhada à excelência”, afirmou.
O FSI trabalha com vários clubes de renome internacional, como são os casos do Valência, Bétis, Celta de Vigo, PSV Eindhoven, Marselha, Besiktas, Club América, Colo Colo, Inter Miami, entre outros.