Carreira Dual – desafios do presente, potencialidades no futuro

À medida que o atleta evolui na carreira desportiva torna-se mais difícil a conciliação do futebol com a vertente académica, face à dificuldade perante gestão do tempo, o que leva frequentemente à decisão de abandonar a escola ou à desistência perante o investimento num curso superior.

De forma a atuar na prevenção do abandono escolar e na prevenção de comportamentos de descuido na escola, e tendo em conta a idade dos atletas do escalão de sub-17, o Departamento de Psicologia do Boavista FC tomou a iniciativa de realizar uma ação junto dos jogadores e respetiva equipa técnica com o tema “Carreira Dual”.

Esta sessão é particularmente pertinente neste escalão, visando acautelar a eminente transição desportiva para os escalões profissionais, que acontece simultaneamente à transição do ensino secundário para o ensino superior.

Assim, a sessão “Carreira Dual – desafios do presente, potencialidades no futuro”, realizada a 25 de fevereiro, pretendeu salientar e sensibilizar para a importância do planeamento da carreira, da definição de objetivos e da qualificação dos atletas como precaução à retirada desportiva, encarando a formação académica como um recurso de antecipação valioso.

Além de se ter incidido sobre uma componente mais expositiva e teórica, foram ainda realizadas atividades que promoveram uma grande reflexão no grupo, como a participação num quiz com questões acerca de dados apresentados pela literatura sobre a realidade atual da carreira de um jogador de futebol em Portugal. Foram ainda apresentados vídeos com o testemunho de um jogador do escalão de sub-19 acerca da sua experiência enquanto jogador de futebol e estudante universitário.