Boavista FC presente no Eurobol

O Boavista Futebol Clube participou no Eurobol 2025, com várias equipas que deram o seu melhor, em campo dignificando a camisola que envergam com orgulho e fora dele com uma grande diversão, animação, sempre alicerçadas num bom ambiente competitivo.

O Eurobol é um torneio europeu de voleibol juvenil, organizado pela Associação Ala de Nun’Álvares de Gondomar, tanto no masculino como no feminino e que se realiza anualmente em colaboração com a Câmara Municipal de Gondomar, no período da Páscoa.

Apresentamos aqui as considerações dos treinadores que acompanharam as nossas atletas durante o torneio, as reflexões da coordenadora da formação Barbara Freitas e do Diretor Fernando Pereira

 

O treinador Carlos Louro, responsável pela equipa de Infantis, partilhou as suas ideias sobre os objetivos e prestação da equipa no torneio e começou por agradecer a todas as atletas, sem esquecer obviamente os pais e a sua importância no acompanhamento das nossas mais jovens jogadoras axadrezadas:

“O meu agradecimento a todas as atletas, que participaram neste torneio, este foi um dos primeiros desafios, que superamos com êxito. Aos pais quero também deixar uma palavra de agradecimento, dado que o vosso apoio nas bancadas, gritando pelo nosso “BOAVISTA!”, foi uma força extra para a nossa equipa e que fez toda a diferença.

Os objetivos que nos propusemos para este torneio foram não apenas alcançados, como também superados, participar, jogar e nos divertir, fazendo aquilo que amamos, foi a base para o nosso sucesso como equipa. Em cada jogo superado, convertemos numa oportunidade de aprendizagem e crescimento, individual e coletivo.

A contribuição de todas as atletas não só fortaleceu nosso desempenho em campo, mas também contribuiu para o fortalecimento da amizade entre todas.”

 

A nossa treinadora Bruna Ribeiro, acompanhou as equipas de Iniciadas B e deixou-nos a sua visão sobre o a oportunidade de competir com diferentes e valiosas equipas, assim como o enquadramento do torneio no processo evolutivo das atletas, inserido no caminho que pretendem trilhar juntas em prol da equipa e do clube:

“A nossa equipa de Iniciadas B esteve presente no Eurobol 2025 com duas equipas a jogar no escalão Sub-15, onde usufruíram de quatro dias cheios de voleibol.

Este torneio foi mais uma oportunidade para estarmos em campo e enfrentarmos equipas que ainda não conhecíamos, encarando novos desafios e continuando o nosso processo de crescimento enquanto grupo. Cada jogo foi uma experiência que nos fez refletir, aprender e ajustar, sempre com o objetivo de evoluir e representar o clube com responsabilidade. Saímos do torneio com novas perspectivas e uma motivação para continuarmos a trabalhar com foco e determinação. A participação no Eurobol foi mais uma etapa no caminho que estamos a construir todas como equipa.”

 

A nossa treinadora Barbara Freitas, liderou a equipa de Iniciada A e falou-nos um pouco sobre a prestação das suas atletas e a oportunidade que usufruíram para ganharem mais experiência competitiva e superarem-se em representação no nosso Boavista, orientando o foco do grupo de trabalho para o campeonato nacional:

“A nossa equipa de Iniciadas A, participou no Torneio Eurobol no escalão Sub16, enfrentando adversários de grande qualidade e competitividade. Esta competição foi uma excelente oportunidade para as atletas se superarem, ganharem experiência e representarem o Boavista FC com garra e atitude. Em equipa considero que saímos deste torneio com consciência de que o caminho a percorrer ainda é longo, mas focadas nos jogos do campeonato nacional que se avizinham.”

 

A nossa treinadora Beatriz Gonçalves, comandou a equipa de Cadetes e disse-nos que a participação das suas atletas foi excelente, enriquecedora, através de bons momentos competitivos, onde cresceram como equipa imbuídas no espírito preto e branco axadrezado:

“A participação das cadetes no Torneio Eurobol, correu de forma excelente, tendo sido uma experiência muito enriquecedora para todas as atletas. Além de momentos de grande competitividade, tiveram também uma oportunidade para crescer enquanto equipa. Por fim que realçar que em todos os jogos, as atletas deixaram a marca do Boavista, com atitude, fair-play e espírito de união.”

 

O treinador Carlos Louro, que a acumulou a responsabilidade da equipa de Juvenis, realçou a composição deste grupo a evolução que apresentaram no torneio e destacou a capacidade para dignificarem de diferentes formas o clube, como na relação com a equipa de Infantis e a comunidade desportiva presente no Eurobol:

“Uma equipa composta por atletas de idade juvenil e junior, demonstrou evolução ao longo do torneio, mas realço a capacidade de todas em dignificar o nome do Boavista FC, não apenas através do seu desempenho, mas também pela amizade e camaradagem demonstradas para com a equipa de SUB 14 do Boavista FC e atletas de outras equipas. A união e o respeito entre os atletas são aspetos que devemos sempre valorizar e cultivar.

Neste torneio os resultados foram o menos importante, importando realmente a nossa participação, o prazer de jogar e a alegria de fazermos aquilo que amamos. Cada uma das atletas, saiu deste torneio como vencedora, pois a verdadeira vitória está na experiência e nas memórias criadas.

Um agradecimento especial à Vanessa Palermo, nossa delegada de equipa, onde através do seu empenho e contributo, foi fundamental para o acompanhamento e organização da equipa ao longo do torneio. Por fim, deixar uma Obrigado a todas as atletas e aos pais pelo seu apoio incondicional.”

 

O treinador Matheus Aleixo, organizou a equipa de Juniores, realçou a garra e o espírito do grupo neste torneio, onde evoluíram e se mostraram determinadas, com orgulho da representação do Boavista FC:

“As atletas da categoria Juniores marcaram presença com garra e espírito de equipa no Torneio de Voleibol do Eurobol. As jovens jogadoras demonstrando evolução técnica, dedicação e muita determinação em quadra, representaram o clube com orgulho e deixaram sua marca na competição. Mais do que resultados, a participação foi uma grande oportunidade de crescimento, união e fortalecimento do grupo.”

 

O coordenadora Barbara Freitas, descreveu por uma breves palavras a nossa prestação no torneio, referenciando o espírito competitivo, sentido nas nossas equipas do Boavista Futebol Clube e como as equipas evoluíram no jogo, mas também em outros itens, sempre como uma paixão pelo voleibol:

“Mais um ano em que o Boavista marca presença no Torneio Eurobol, com várias equipas da nossa formação a representarem o clube com dedicação e espírito competitivo. Cada equipa revelou evolução, compromisso e, acima de tudo, uma enorme paixão pela modalidade. Num ambiente exigente e enriquecedor, as nossas atletas e treinadores deram o seu melhor, dignificando, como sempre, o nome do Boavista Futebol Clube dentro e fora de campo.”

 

O diretor Fernando Pereira, realçou mais uma participação no torneio Eurobol, pela importância no desenvolvimento em ambiente competitivo e porque também são momentos como estes que contribuem para o crescimento das nossas jovens:

“A participação no Eurobol foi muito importante para os nossos escalões de formação, nomeadamente no desenvolvimento das atletas, proporcionando uma experiência prática num ambiente competitivo, em que colocaram em prática os conhecimentos adquiridos nos treinos, com uma pressão inferior relativamente aos jogos oficiais.
Acaba por ser importante, também para desenvolverem a sua autoconfiança, resiliência e trabalho em equipa.
A interação com atletas de outros clubes, promoveu uma troca de experiências que em determinadas idades, são essenciais para moldar as nossas jovens enquanto atletas no presente, e também para o futuro.
De uma forma geral só retiramos dividendos desta participação muito positiva.”

Parabéns Panteras!

Artigo anterior