

O Boavista Futebol Clube cumpre o dever de informar sócios e adeptos de que a equipa sénior de andebol não prosseguirá a sua atividade na Divisão de Honra, prova na qual já tinha disputado uma partida.
Esta decisão não resulta da vontade da Direção, mas antes de um grave processo que será alvo de ação interna.
Vem a Direção esclarecer que, de acordo com os regulamentos em vigor na Federação de Andebol de Portugal, a participação da equipa sénior na referida prova está dependente da inscrição de duas outras equipas nos escalões de formação da modalidade.
Como é de conhecimento público, a Direção havia delegado a gestão da Secção de Andebol num conjunto de dirigentes dedicados, liderados pelo associado Carlos Santos, mantendo com eles uma relação de estreita colaboração, e muitas vezes a estes se substituindo na busca de soluções para os inúmeros desafios que se iam deparando.
Ora, na passada terça-feira foi a Direção do Boavista FC surpreendida com a demissão em bloco dos responsáveis da Secção, bem como de toda a equipa técnica. Todos estes elementos abandonaram funções sem aviso prévio e todos eles se mantêm, desde então, indisponíveis para dialogar e assegurar a desejável — e necessária — transição diretiva na Secção.
Este abandono veio, igualmente, prejudicar de forma considerável os contactos que a Direção vinha mantendo para assegurar horários de treino em pavilhões da cidade, criando dificuldades adicionais à já complexa situação.
Acresce que ao assumir a gestão da crise provocada por este abandono, a Direção foi surpreendida com a informação de que não fora cumprida pelos responsáveis cessantes a obrigação regulamentar de inscrever duas equipas nos escalões de formação, facto de todo incompreensível, que considera grave e que nunca lhe havia sido comunicado.
Este grave incumprimento regulamentar, aliado à saída súbita dos referidos seccionistas, criou uma situação impossível de ultrapassar no espaço de três dias, inviabilizando, desta forma, a participação da equipa sénior na competição.
Face a este comportamento, que considera ser gravemente lesivo dos interesses desportivos e do bom nome e da história do Boavista Futebol Clube, a Direção deliberou avançar com os procedimentos para instauração de um processo disciplinar aos sócios em causa, visando o rigoroso apuramento de responsabilidades e, se aplicável, a respetiva punição ao abrigo do disposto nos Estatutos.
Paralelamente, a Direção informa que está já a trabalhar na nomeação de novos responsáveis para a Secção de Andebol, com uma especial atenção à salvaguarda dos escalões de formação, que envolvem mais de uma centena de jovens atletas. Para tal, solicita-se aos encarregados de educação dos atletas em causa que contactem o clube através do email andebol@boavistafc.pt
Porto, 20 de setembro de 2025