No âmbito do projeto de certificação de entidades formadoras para a época 2020/2021, decorreu esta quarta-feira, dia 10 de fevereiro, uma ação de formação com o tema “Integridade/Ética Desportiva e os Direitos Humanos” levada a cabo pela Associação de Futebol do Porto.
A formação, com início pelas 20h00 e duração de uma hora, teve como destinatários os atletas dos escalões de sub-14 e sub-15 das modalidades de Futebol Masculino, Futebol Feminino e Futsal.
O formador da Associação de Futebol do Porto, Dr. Gil Gonçalves, enfatizou a importância do “jogo limpo” no desporto, abordando as consequências morais e punições legais das apostas desportivas e de match-fixing realizados por atletas federados.
Na segunda parte da sessão, a qual teve como tema os Direitos Humanos, o formador reforçou o papel inclusivo que o desporto tem na nossa sociedade, sublinhando que a Federação Portuguesa de Futebol e os seus sócios não admitem qualquer tipo de discriminação em função da ascendência, sexo, raça, nacionalidade, etnia, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.
O Boavista Futebol Clube agradece à Associação de Futebol do Porto pela distinta sessão, que sensibilizou os nossos jovens atletas para temas tão pertinentes e atuais no desporto.