Parentalidade e Ética Desportiva – Ciclo de Iniciativas do Futebol de Formação

A ação de Parentalidade e Ética Desportiva do Ciclo de Iniciativas do Futebol de Formação decorreu esta quinta-feira, dia 4 de fevereiro, no âmbito do processo de certificação de entidades formadoras levado a cabo pela Federação Portuguesa de Futebol.

A primeira parte do evento, com duração de aproximadamente uma hora, teve como destinatários os pais e encarregados de educação dos escalões de sub-9, sub-10 e sub-11. A segunda metade foi direcionada para os pais e encarregados de educação dos escalões de sub-13 e sub-14.

As apresentações orientadas pela coordenadora do departamento de Psicologia do Boavista FC, Dra. Mónica Silva, foram realizadas via Zoom, servindo a gravação da videochamada como comprovativo de presença dos recetores.

Nas sessões discutiu-se o papel dos pais no futebol de formação, os hábitos, rotinas e métodos de trabalho mais aconselháveis, assim como a relação entre treinadores e pais e a interferência saudável destes no dia a dia dos jogadores, nomeadamente nos treinos e nos jogos.

A formadora passou ainda a mensagem do que se espera de um atleta no Boavista FC, elucidou a importância da escola para o futuro dos mais jovens e explicou também o funcionamento do Departamento de Psicologia do clube. Por fim, houve ainda espaço para a colocação de questões e sugestões.

A próxima sessão deste ciclo, que tem as leis do jogo como tema principal, está agendada para a próxima quinta-feira, dia 11 de fevereiro.