

A formação de andebol do Boavista Futebol Clube está a atravessar um dos momentos mais marcantes da sua história recente. A época 2024/2025 tem sido repleta de conquistas, crescimento e afirmação a nível regional e nacional. Com duas equipas na 1.ª Divisão Nacional, uma presença inédita na Final Four da Associação de Andebol do Porto e uma equipa na principal série da Associação do Porto, o Boavista FC reforça o seu estatuto de referência na formação.
Crescimento da Modalidade
O número de atletas tem vindo a aumentar época após época. Atualmente, mais de 100 jovens praticam andebol no clube, distribuídos por 9 equipas e 5 escalões:
- 1 equipa de Sub-12 (nascidos em 2013, 2014 e 2015)
- 2 equipas de Sub-14 (2011 e 2012)
- 3 equipas de Sub-16 (2009 e 2010)
- 2 equipas de Sub-18 (2007 e 2008)
- 1 equipa Sub-20 (2005 e 2006), que também funciona como Seniores B
A equipa de Seniores A compete atualmente na Divisão de Honra, correspondente à 2.ª Divisão Nacional.
Sub-16: Época Histórica e Inédita
A equipa de Sub-16 vive uma época memorável. Após terminar em 2.º lugar na 1.ª fase do Campeonato Nacional, garantiu o apuramento para:
- A 2.ª Fase do Campeonato Nacional, onde irá discutir o acesso à Fase Final do Título Nacional
- A Final Four da Associação de Andebol do Porto, pela primeira vez na história do clube, onde disputará o título regional com AA Águas Santas, Colégio de Carvalhos e FC Porto
O percurso até aqui inclui:
– 11 vitórias
– 1 empate (vs Académico FC)
– 2 derrotas (vs FC Porto)
A nível nacional, disputarão agora a 2.ª fase com AA São Mamede, AC Vermoim, CDC Santana, CD Xico Andebol e Estrela Vigorosa.
O talento das nossas Panteras tem dado nas vistas, com seis atletas convocados para representar Portugal na Seleção Nacional Sub-17:
- Rodrigo Ferreira (GR)
- Afonso Moreira (PD)
- Henrique Moreira (LD)
- Rafael Rato (LE)
- Emílio Terroso (LE)
- Alberto Marabuto (PE)
Declarações (Sub-16)
José Soares, Treinador:
“Esta é a minha primeira época no Boavista FC, e desde o primeiro dia percebi que estou num clube com condições de excelência, onde existe uma forte ligação entre a estrutura diretiva e todo o corpo técnico. Esse compromisso reflete-se diariamente no desenvolvimento dos nossos atletas e na competitividade das nossas equipas.
No escalão de Sub-16, a época tem sido positiva e alinhada com os objetivos traçados no início do ano. O crescimento dos nossos atletas tem sido significativo, e isso tem-se refletido dentro de campo, tanto individual como coletivamente.
Evolução contínua: Em todas as equipas deste escalão, temos registado uma melhoria consistente da performance dos atletas. A integração de jogadores Sub-14 no nosso grupo e a transição de atletas Sub-16 para os Sub-18 são sinais claros do trabalho que está a ser feito para potenciar o talento dentro do clube.
Reconhecimento individual: A chamada de vários dos nossos atletas às seleções nacionais e regionais, alguns de forma contínua, demonstra a qualidade e a evolução dos jogadores. Sabemos que este crescimento não se limita a quem já foi chamado – há muito talento na equipa, e temos a certeza de que mais atletas terão a oportunidade de representar o clube a um nível superior.
Crescimento coletivo: A equipa tem vindo a melhorar de forma consistente, mas acredito que ainda estamos longe do nosso verdadeiro potencial. Podemos alcançar um nível ainda mais elevado se mantivermos a união, o compromisso, o trabalho e a dedicação.
Objetivos competitivos: Definimos dois grandes objetivos para esta época. O primeiro já foi alcançado: a qualificação para a Final Four do Campeonato Regional do Porto! O segundo continua ao nosso alcance, e vamos continuar a trabalhar para o garantir o mais rapidamente possível.
Agora, o foco mantém-se: trabalhar cada vez mais e melhor, para que a nossa evolução não pare!”
Rafael Rato, Atleta:
“A nossa época nos sub-16 está a ser excelente embora acreditemos que possamos melhorar. Acho que a equipa tem imensas capacidades, que estão a ser trabalhadas. A equipa técnica está a trabalhar muito bem com todos os atletas e a fazê-los evoluir. Foco no que falta da época pois ainda temos muito para conquistar e temos de fazer desta época algo extraordinário.”
Henrique Moreira, Atleta:
“Esta época está a correr de forma bastante positiva, temos evoluído bastante quer a nível individual, quer como equipa. Temos um grupo forte e se continuarmos empenhados, podemos alcançar o nosso objetivo principal. Conseguimos algo único com o apuramento para a Final Four da AAP. Estamos empenhados em dar tudo por este emblema.”


Sub-18: Entre os Melhores do País
Os Sub-18 do Boavista FC estão pelo terceiro ano consecutivo na Fase Final do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, entre as 16 melhores equipas nacionais. A equipa terminou a 1.ª fase em 3.º lugar da sua série, apenas atrás de FC Porto e FC Gaia, e vai disputar a Fase de Apuramento de Campeão Nacional (Zona Norte).
A Zona Norte inclui ainda AA Águas Santas, Arsenal Devesa, ABC, Colégio dos Carvalhos e Fermentões/Vitória SC. A equipa transita com os pontos dos confrontos diretos da 1.ª fase.
Com apenas duas jornadas por disputar, o Boavista está na luta pelo 4.º lugar da Zona Norte e ambiciona a melhor classificação de sempre neste escalão.
Também neste escalão o Boavista FC teve atletas chamados à Seleção Nacional:
- Gonçalo Araújo (LE)
- Ivo Guedes (GR)
- Luis Borda (LE)
6 atletas Sub-18 já se estrearam nos Seniores B — um deles com apenas 16 anos.
Declarações (Sub-18)
Francisco Alonso, Treinador:
“Tem sido uma época longa, exigente e repleta de altos e baixos, com jogos verdadeiramente espetaculares e outros menos conseguidos, como é natural num processo de crescimento. Ainda assim, o balanço é claramente positivo, fruto de um trabalho de equipa sólido, coerente e desenvolvido de forma vertical, desde os escalões mais jovens até ao topo, com uma linha orientadora clara e partilhada por todos.
A equipa é muito jovem, composta por atletas dos 18 aos 14 anos, com uma média de idades a rondar os 16 anos. Ainda assim, estamos no bom caminho para alcançar a melhor classificação de sempre do Boavista FC no Campeonato Nacional de Sub18, prova do potencial deste grupo e do rumo certo que seguimos.
O segredo tem estado em ideias concretas, num trabalho estruturado e numa visão clara onde cada elemento sabe exatamente qual é o caminho e o seu papel no mesmo.
O verdadeiro motor deste percurso tem sido o trabalho de equipa, não só entre os atletas, mas também entre as equipas técnicas, onde se nota uma clara ligação entre os diferentes escalões etários.
Vamos continuar o nosso caminho, determinados a alcançar algo ainda maior.”
Miguel Moreira, Capitão:
“Esta época tem sido bastante positiva, não só por termos conseguido cumprir o principal objetivo que era a manutenção na 1ª Divisão Nacional, mas também por já termos feito história nesta 2ª fase onde já garantimos que seremos a equipa do Boavista com maior pontuação de sempre no Campeonato Nacional de Sub18. Vamos continuar a trabalhar, de modo a conseguir garantir o lugar nas 10 melhores equipas do país.”


Sub-14: Uma Geração de Futuro
Com 22 atletas, a equipa Sub-14 disputa a principal Série Regional com um registo de 12 vitórias e apenas 3 derrotas. Alguns dos atletas já competem também no escalão de Sub-16 e merecem convocatórias para a Seleção Regional:
- Afonso Campos (LD)
- Guilherme Santos (LD)
- Rodrigo Pereira (PD)
- Francisco Viana (GR)
- Jaime Sousa (LE)
Declarações (Sub-14)
Tiago Santos, Treinador:
“No âmbito do escalão de Sub 14, podemos dividir a análise em 3 pontos, equipa A, equipa B e panorama geral do escalão. No que diz respeito à equipa A, podemos avaliar a prestação e evolução como francamente positivas, dado que no que diz respeito à aprendizagem e aperfeiçoamento de conceitos básicos, os indicadores têm sido bastante satisfatórios. O que se traduz na natural melhoria das dinâmicas coletivas e qualidade de jogo do grupo. Sendo que a maioria destes atletas já jogam no escalão de sub 16, além do escalão de sub 14. Também no plano competitivo, e de momento, fomos capazes de alcançar todos os objectivos propostos, sendo que actualmente estamos a competir num grupo muito competitivo com boas perspectivas de alcançar o objetivo a que nos propusemos.
Relativamente ao grupo da equipa B, sendo ele bastante jovem, conta com atletas que ingressaram no clube com a época a decorrer e como tal, o tipo de trabalho e objetivos a que nos propusemos é manifestamente diferente.
O balanço é positivo sendo que são visíveis as melhorias sobretudo no plano técnico/individual. Estando eles a serem preparados para nas próximas épocas jogar em patamares mais elevados.”


Projeto Técnico e Futuro
A liderança técnica está a cargo de Yuriy Kostestskyi, coordenador técnico de todo o projeto de formação, que tem vindo a crescer de forma sustentada nos últimos 3 anos.
Estes apuramentos e destaques individuais são apenas um pequeno passo para a afirmação da qualidade do trabalho que tem vindo a ser realizado nos escalões de formação do Boavista FC nos últimos 3 anos.
Podemos constatar que o salto qualitativo é fruto de um projeto e estratégia bem delineados para que o Boavista FC se implemente como uma referência da formação em Portugal.
O objetivo é claro: formar atletas que venham a integrar as equipas seniores do clube a médio prazo (3/4 anos). A aposta na formação, deteção e desenvolvimento de talento é o caminho escolhido pelo Boavista FC.
Conclusão
A época 2024/2025 tem sido extraordinária para a formação de andebol do Boavista FC. Os resultados coletivos e individuais, o crescimento em número de praticantes, e o trabalho técnico estruturado mostram que o clube está a trilhar um caminho sólido rumo à excelência.
Boavista Futebol Clube — A formar campeões, dentro e fora de campo.