João Gonçalves e Tiago Morais convocados para a Seleção Nacional

João Gonçalves e Tiago Morais foram convocados para representar a Seleção Nacional, mais concretamente nos escalões de Sub-21 e Sub-19. Gaius Makouta, Yusupha Njie, Chidozie Awaziem, Alireza Biranvand e Jackson Porozo também foram chamados para representar as respetivas seleções nacionais na próxima data FIFA.

João Gonçalves estreia-se numa convocatória da Seleção Nacional, no caso concreto para o escalão de sub-21, que vai defrontar a Bielorrússia, no dia 6 de setembro, na Amadora. O guarda-redes formado no Boavista FC faz parte dos eleitos de Rui Jorge para o jogo que serve de arranque para a qualificação para o Campeonato da Europa Sub-21, a realizar em 2023.

Tiago Morais também se estreia no escalão de Sub-19, depois de já ter sido internacional por Portugal nos Sub-18. O avançado, de 17 anos, com formação realizada no Boavista FC, foi chamado pelo selecionador Rui Bento para integrar o estágio da Seleção Nacional, que conta com duplo embate de particulares, o primeiro frente à Bélgica, no dia 3 de setembro, a disputar-se em Famalicão, e o outro em Guimarães, contra a República Checa, no dia 7 de setembro.

Gaius Makouta voltou a fazer parte das escolhas da seleção da República do Congo para as eliminatórias de qualificação para o Campeonato do Mundo do Catar 2022. O médio defrontará primeiro a Namíbia, em Joanesburgo (África do Sul), no dia 2 de setembro, e, cinco dias mais tarde, encontrará a seleção do Senegal, com este encontro a realizar-se no Congo, em Brazzaville.

Yusupha Njie também repete a convocatória do selecionador da Gâmbia, e fará parte do estágio preparativo ao Campeonato das Nações Africanas, agendado para 2022, nos Camarões. A seleção da Gâmbia tem encontro marcado no dia 4 de setembro, frente às Seicheles, e no dia 7 de setembro encontra o Comoros, com ambas as partidas a serem realizadas neste último país.

Chidozie Awaziem estará igualmente ao serviço da sua seleção, constando nos eleitos da Nigéria para os jogos referentes à qualificação para o Campeonato do Mundo 2022. Esses duelos estão agendados para os dias 3 e 7 de setembro, frente à Libéria e Cabo Verde, respetivamente. No primeiro jogo, a Nigéria atua na condição de visitado, em Lagos, enquanto no outro viajará até Cidade da Praia.

Relativamente à qualificação para o mesmo torneio internacional, mas em continentes diferentes, Alireza Beiranvand também alinhará pela seleção do Irão, estando programado receber a Síria, em Teerão, a capital do país, no próximo dia 2. Já no dia 7 de setembro, a comitiva do Irão deslocar-se-á até Doha, no Catar, para cumprir mais um jogo de qualificação para o próximo Campeonato do Mundo, desta vez com o Iraque como adversário.

Por fim, Jackson Porozo regressa aos convocados da seleção do Equador, que contará com um triplo embate de qualificação para o Campeonato do Mundo do próximo ano. O defesa boavisteiro terá o Paraguai e o Chile como adversários nos dois primeiros jogos, a serem disputados em território equatoriano, em Quito, nos dias 2 e 5 de setembro. Quatro dias depois, segue-se o Uruguai como o último adversário, com a localização definida para Montevideu, ou seja, na condição de visitante.