Pedro Granja e Lucas Castro | Atletas universitários da formação do Boavista FC

Pedro Granja e Lucas Castro são dois bons exemplos de que é possível conciliar o futebol ao mais alto nível com os estudos. Os jogadores da equipa de sub-19 do Boavista FC decidiram seguir a formação académica em paralelo com a atividade desportiva: Pedro Granja frequenta o curso de Farmácia na Escola Superior de Saúde, enquanto Lucas Castro optou pelo curso de Gestão na Faculdade de Economia do Porto.

Pedro Granja encarou a decisão como um objetivo pessoal, ainda que não descarte o peso que a família teve na sua escolha. “Na minha família sempre foi um hábito frequentar a faculdade e eu também tinha o objetivo de ir para a faculdade mesmo continuando a jogar futebol”, começou por explicar.

O lateral direito, de 19 anos, destacou a opção académica como “uma estratégia para o futuro”, defendendo a “importância de continuar com os estudos por ser uma mais-valia em qualquer situação de trabalho”. “O futebol é incerto e há fatores que não controlamos, daí a importância de continuar a estudar”, acrescentou o defesa que, esta época, já participou em 23 jogos na equipa de sub-19.

Lucas Castro, por sua vez, assume que ter continuado os estudos foi uma “decisão ponderada e acertada”, até porque tem a noção que a carreira de futebolista “termina cedo” e “nem todos têm hipótese de garantir estabilidade financeira para o resto da vida”.

Além de assumir esta escolha como um “plano de reserva”, o médio, de 18 anos, tem consciência da importância de “ser bem-sucedido no contexto escolar”, uma vez que “há competências adquiridas na escola” que “são úteis para a evolução humana e profissional.”

O jovem atleta, que faz parte dos quadros do Boavista FC desde 2019, assumiu que conciliar os estudos com o futebol “traz dificuldades no dia a dia”, mas afirmou que “o clube tem proporcionado todas as condições que permitem minimizar esses condicionalismos”.

Lucas Castro falou ainda de Martim Tavares, jogador do plantel principal que estuda Medicina Dentária, considerando o avançado como “um exemplo a seguir por ter trabalhado tanto para alcançar os seus objetivos”.

Artigo anteriorInformação Clínica – Gil Vicente FC X Boavista FC
Próximo artigoResultados do futebol de formação do Boavista FC