Gaius Makouta reforça o Boavista FC

Gaius Makouta é o mais recente reforço do Boavista FC, tendo assinado esta terça-feira um contrato válido para os próximos três anos, ou seja, até ao final da temporada 2023/24. O médio-centro, de 24 anos, estava ligado ao SC Braga, embora tenha representado a equipa búlgara do PFC Beroe, a título de empréstimo, durante o último ano e meio.

Makouta nasceu em França, em Beaumont, mas tem dupla nacionalidade, tendo escolhido defender as cores da seleção da República do Congo, pela qual conta com sete internacionalizações e um golo marcado.

Foi precisamente em França que o médio foi formado, representando clubes como o Le Havre e o Créteil-Lusitanos. A sua primeira experiência como profissional numa equipa sénior começou na Rep. Irlanda, em 2016, ao serviço do Longford Town FC, tendo rumado depois aos gregos do Aris Thessaloniki.

Em 2017, assinou pelo SC Covilhã, onde contabilizou 47 jogos e três golos, que lhe valeram uma transferência para o SC Braga. Esteve um ano e meio ao serviço dos minhotos, antes de rumar à Bulgária, em janeiro de 2020, para representar o PFC Beroe a título de empréstimo. Makouta foi mesmo considerado um dos melhores jogadores do último campeonato búlgaro, fruto das grandes exibições que realizou e dos sete golos marcados em 27 jogos.

Gaius Makouta regressa agora a Portugal para representar o Boavista FC. O médio já cumpriu os habituais exames médicos, assinou um contrato de três anos e está apto para começar a treinar às ordens de João Pedro Sousa.